ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DE ATLETISMO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
R. Eurico Rabelo, s/n - Portão 11 – Maracanã – RJ
(021) 4101-9778
Qual a importância dos Recordes?
Para viabilizar o registro de um recorde de Campeonatos, Estadual, Brasileiro, Campeonatos Sulamericanos ou Mundiais as competições devem obedecer às seguintes condições de realização:
a. Serem abertas ao público e anunciadas com antecedência;
b. A pista, quanto ao seu comprimento e medidas regulamentares, deve ter sido aferida pela associação ou federação local em conformidade com as especificações da IAAF;
c. A arbitragem deve ter sido feita por pessoal qualificado e registrando em Boletim com visto do árbitro geral da prova;
d. A cronometragem deve ter sido feita por sistema eletrônico, ou então com cronometragem manual, neste caso com no mínimo 3 cronômetros.
Além das provas individuais e revezamentos, é também possível o registro de recordes nos seguintes casos especiais:
a. A Associação fará emissões periódicas das tabelas de recordes para que todas as entidades afiliadas e atletas possam acompanhar os possíveis recordes durante as competições que estarão realizando.
b. As tabelas de recordes serão emitidas 2 vezes por ano, sendo que em principio teremos novas tabelas 1 mês antes de cada etapa;
c.Os recordes mundiais, sulamericano ou brasileiro têm uma regulamentação própria, com formulários específicos que devem ser preenchidos pela arbitragem e enviados para a ABRAM para a formalização do recorde.
É importante um livro, de acesso popular documentado de números referentes a RECORDES com registro de feitos viabilizando o REGISTRO de recordes de Campeonatos, Estadual, Brasileiro e Mundial.